O concelho Espanhol da Cañiza acolheu uma reunião histórica onde reuniu os 24 alcaides da Galiza e cinco presidentes de Câmaras portuguesas para potenciar a via Mariana

O concelho Espanhol da Cañiza acolheu uma reunião histórica onde reuniu os 24 alcaides da Galiza e cinco presidentes de Câmaras portuguesas para potenciar a via Mariana

- emBraga, Localidades, Notícias, Vila Verde
70
0
10-Encontro Transfronterizo Alcaldes-Anxo Gutierrez (1)

O Alcaide da Cañiza, Luis Piña, presidiu na passada sexta feira, dia 6 de março, ao 1º Encontro Transfronteiriço de Alcaides e Presidentes de Câmaras que integram o projeto “Via Mariana de Peregrinação Luso Galaica”, o qual une Braga com Muxía, passando pelos santuários marianos de 29 concelhos.

A Associação Via Mariana e os representantes municipais presentes na reunião acordaram ações comuns de ambos os lados da fronteira, em todos os âmbitos de atuação e divulgação conjunta mediante a criação de uma página web. Também acordaram iniciar o procedimento para propor ao Conselho de Europa a declaração de Itinerário Cultural Europeu.

Este foi um acontecimento histórico, pelo seu carácter internacional, que decorreu no Concelho de Cañiza, em colaboração com a Associação Via Mariana que pretendeu analisar e debater ações conjuntas a desenvolver na rota e dar a conhecer aos mais de 70 promotores que dela fazem parte: instituições públicas e privadas, associações, comunidades e particulares.

A Via Mariana, composta de 17 etapas, começa em Braga e termina em Muxía, é um projeto realmente especial pela sua vinculação pessoal com país vizinho.

A Via Mariana tem o seu Km 0 em Braga (Portugal) no Santuário do Sameiro, atravessa 5 concelhos portugueses e entra na Galiza por Arbo até chegar a Muxía, percorrendo estradas incríveis para chegar aos santuários. Aboim da Nóbrega, Soajo, A Peneda, Melgaço até chegar ao Santuário da Franqueira. Depois da Franqueira a Via segue para Santiago de Covelo, Santa Maria de Estacas, Santa Maria de Augasantas, Santa Maria de Sacos, Os Milagres de Amil, Valga, Iria Flavia, Santiago de Compostela, Negueira, Baiñas e Muxía, onde termina.

Esta Via, com um percurso de 382 km, tem como principal objetivo criar sinergias para favorecer as zonas rurais mais desconhecidas, fixar população, melhorar a qualidade de vida dos habitantes e preservar a riqueza paisagística e patrimonial dos territórios.

Os Alcaides e Presidentes das 29 câmaras e concelhos que se reuniram em Cañiza para falar da Via Marianaapontaram o grande potencial que a Via tem para lutar contra o despovoamento rural e para dinamizar e promover ações económicas revitalizadoras.

Os autores intelectuais da Rota, José de la Riera e Luis Martínez “do Freixo” explicaram as singularidades do trajeto, começando pela sua génesis e o seu potencial para captar turismo de natureza. José de la Riera expôs as razões que deram origem à criação desta rota e o potencial que marca a diferença com outros caminhos de peregrinação. Para estes especialistas não há dúvida de que a Via Mariana tem uma projeção de futuro firme.

Participantes neste I Encontro Transfronteiriço:

Preside: Alcaide do Concello da Cañiza, Don Luis Piña

Deputación Provincial de Pontevedra. Deputada Provincial Dona Raquel Giráldez Presidenta da Associação Via Mariana, Dona Mª José Silva

Cónego da Arquidiocese de Braga, Reverendo Senhor Don José Paulo Abreu

Vereador de Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural do Município de Braga, En Altino Bessa.

Alcaide do Concelho de Muxía, Don Iago Toba Campaña

Diretora da Oficina de Turismo do Sameiro, Dona Rosa Maria Silva

Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, Doutor João Manuel Esteves

Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Doutora Júlia Fernandes

Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Doutor Manuel Batista Calçada

Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Doutor Augusto Marinho

Alcaide do Concelho de Arbo, Don Horacio Gil

Alcaide do Concelho de Campo Lameiro, Don Carlos Costa

Alcaide do Concelho de Covelo, Don Pablo Castillo

Alcaide do Concelho de Baña, Don José Antonio Pereira

Alcaide do Concelho de Cuntis, Don Manuel Campos

Tenente de Alcaide do Concelho da Lama, Don David Carrera e Concelleiro de Cultura Don Daniel Vidal.

Alcaide do Concelho de Fornelos de Montes, Don Emiliano Lage

Concelheiro de Turismo do Concelho de Mazaricos, Don Jorge Sanmartín Rial

Alcaide do Concelho de Mondariz, Don Xosé Emilio Barros

Alcaide do Concelho de Ponte Caldelas, Don Andrés Díaz

Técnico de Juventude , Turismo e Eventos do Concelho de Santa Comba, Don José Manuel Vázquez.

Alcaide do Concelho de Valga, Don Xosé María Bello Maneiro

Tenente de Alcaide do Concelho de Vimianzo, Don Víctor Muiño

Alcaide do Concelho de Zas, Don Manuel Muiño.

10-Encontro Transfronterizo Alcaldes-Anxo Gutierrez (5)

Comentários