Plano de contingência | Covid-19 Hospital de Braga implementa novas medidas

Plano de contingência | Covid-19 Hospital de Braga implementa novas medidas

hospital-de-braga-660x330

– Desde o início da sua ativação, enquanto hospital de referência, o Hospital de Braga criou um circuito para receber eventuais casos suspeitos de Covid-19. Até ao momento este circuito deu resposta às necessidades, contudo foi necessário um reforço das medidas implementadas tendo em conta o panorama nacional, medidas atualizadas à medida das necessidades e em permanente articulação com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde.

– Neste momento, está a ser ultimada a criação de um novo circuito em espaço próprio e independente, separado do Serviço de Urgência, para encaminhamento de casos suspeitos. Este espaço tem ligação direta a uma ala de internamento dedicada exclusivamente a estes casos e será ativado a partir de hoje.

– O Hospital de Braga vai suspender, a partir de segunda-feira, 16 de março, a atividade clínica não urgente:

Consultas

  • Suspensão de todas as consultas presenciais não prioritárias. Quando clinicamente adequado será efetuada consulta não presencial, através de contacto telefónico entre médico e utente. Nas consultas não presenciais será utilizada a Prescrição Eletrónica Médica.
  • Com a presença do utente no Hospital, apenas vão ser realizadas consultas prioritárias e que clinicamente o exijam.
  • As consultas canceladas serão remarcadas oportunamente.

Hospital de Dia

  • O Hospital de Dia Oncológico mantém-se em funcionamento sem qualquer restrição e o Hospital de Dia Médico dará resposta aos utentes cuja situação clínica assim o justifique.

Bloco Operatório

  • Mantém-se em funcionamento com as salas estritamente necessárias para dar resposta aos utentes prioritários e muito prioritários. 

Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica

  • As marcações dos exames e colheitas de sangue serão ajustadas em função da sua prioridade clínica. Todos os utentes cujos exames forem cancelados, serão contactados para marcação posterior.
  • Encerramento do funcionamento da piscina do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação.

O Serviço de Urgência mantém o normal funcionamento.

– Outras medidas já implementadas no Hospital de Braga, com o propósito de minimizar a transmissão do Coronavírus junto da comunidade hospitalar, passam por: 

Visitantes:

• De acordo com orientações do Ministério da Saúde e Direção-Geral da Saúde estão suspensas, desde 8 de março, por tempo indeterminado, todas as visitas externas a doentes internados, salvo exceções (grávidas e crianças) e outras determinadas pelo médico ou enfermeiro do Serviço (por exemplo: doentes em fase terminal).

• Durante o período de restrição de visitas, as equipas médicas e de enfermagem transmitirão informação de forma regular ao contacto significativo, indicado pelo utente internado.

• Estão ainda suspensas as visitas dos delegados de informação médica e representantes comerciais, salvo exceções autorizadas pelo Conselho de Administração.

 Pedidos de informação clínica

• O atendimento presencial no Gabinete de Acesso à Informação Clínica está suspenso por tempo indeterminado. Os pedidos de informação devem ser efetuados via email, correio ou fax.

Estágios e atividade formativa:

• Estão adiados todos os estágios realizados em áreas clínicas e não clínicas, até novas orientações.

• Está suspensa a atividade de formação interna de carácter não essencial, que será remarcada posteriormente em datas oportunas.

• Estão ainda suspensos todos os eventos científicos a serem realizados nos auditórios do Hospital de Braga. 

Voluntariado e outros Parceiros:

• A atividade do Voluntariado do Hospital de Braga e de outras entidades parceiras está suspensa por tempo indeterminado no Hospital.

– A Direção-Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Norte têm mantido um contacto regular com o Hospital de Braga no sentido de transmitir informação atualizada sobre o tema. Sempre que existe atualização de informação os profissionais do Hospital de Braga são, de imediato, informados e estes conteúdos são integrados na estratégia de formação de carácter essencial que está em curso para todos os profissionais.

– Este Plano contempla, ainda, outras medidas que serão ativadas consoante as necessidades identificadas e de acordo com a fase de contingência em que nos encontramos.

Comentários

About the author