Torneio do Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho

Torneio do Desporto Escolar nas comemorações do aniversário da UMinho

- emDesporto, Notícias
98
0
Torneio Desporto Escolar Basquetebol1

Inserido nas comemorações do 46º aniversário da Universidade do Minho (UMinho), o Complexo Desportivo de Gualtar, em Braga, foi palco de mais um Torneio de Desporto Escolar que trouxe à Academia cerca de 600 estudantes de várias escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito de Braga que competiram nas modalidades de Basquetebol 3×3, Badminton e Voleibol.

O evento, que decorreu entre terça e quarta-feira, é uma organização da Coordenação Local do Desporto Escolar – Braga em parceria com a UMinho, através do Departamento de Desporto e Cultura (DDC) dos Serviços de Acção Social (SASUM). O torneio começou com a modalidade de basquetebol 3×3 na terça-feira, com mais de 200 jogos, numa prova que juntou cerca de 500 alunos de 24 escolas. Esta quarta-feira foi a vez do voleibol e badminton, modalidades que trouxeram à UMinho mais de 100 alunos de nove escolas do distrito de Braga.

Carlos Dias, coordenador da atividade por parte do Desporto Escolar – Braga, afirma que a intenção é “despertar estes estudantes para a etapa de transição para o Ensino Superior, promovendo uma aproximação da Universidade à comunidade, criando uma associação entre a qualidade do ensino e a prática desportiva de qualidade, valências que se destacam aqui na Universidade. Esta iniciativa funciona quase como um Open Day, em que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Universidade e as suas condições nas diferentes áreas do Ensino”.

Já Carlos Videira, diretor do DDC dos SASUM, refere que a iniciativa se insere no objetivo de estreitar laços entre o Desporto Escolar e o Desporto Universitário. “Esta é uma organização que se realiza há mais de 20 anos. No âmbito das comemorações do aniversário da UMinho, recebemos centenas de jovens que, através do Desporto, contactam diretamente com a Universidade e os seus espaços. Essa circunstância permite que haja uma identificação clara imediata destes jovens que praticam desporto com as oportunidades que a UMinho proporciona para o desenvolvimento de carreiras duplas e que são um importante fator de atração para a captação de novos estudantes ano após ano”, afirmou o responsável pelo desporto na UMinho.

Dar a conhecer a UMinho e apresentar academia à comunidade estudantil das escolas do Ensino Básico e Secundário do distrito de Braga é o objetivo principal do Torneio, que também serve para promover o convívio através da prática desportiva e potenciar a formação integral dos alunos que, por sua vez, também se mostraram muito satisfeitos com a atividade.

Joana Dimas, do Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, confessou que foi um dia intenso e divertido. “Participámos numa excelente competição desportiva ao mesmo tempo que conhecemos a Universidade do Minho”.  Diogo Sousa, pelo terceiro ano a participar neste torneio, partilha da mesma opinião: “Gosto muito de cá vir, aproveito para praticar desporto, conhecer pessoas de outras escolas e ver que a Universidade do Minho é uma instituição de grande qualidade”.

Carlos Videira nota que estes são potenciais estudantes da UMinho e que, por isso, a aposta neste torneio é para continuar. “Queremos proporcionar uma boa experiência através da atividade física, incentivando-os para que continuem a apostar nas duas vertentes: a vertente académica e a vertente desportiva”, concluiu.

Comentários

About the author